BIOGRAFIA

Fernando Brito (músico, cantor e compositor), teve o início de sua experiência musical em rodas de samba na periferia da Zona Oeste de São Paulo (nos bairros Rio Pequeno, São Remo, 1010, Vila Dalva, Jaguaré, Osasco).

Em 2005, após ingressar no curso de graduacão em publicidade, inicia também a busca pela definição conceitual de seus projetos, pesquisando novas referências e tendências musicais – que mais tarde dão luz ao seu projeto com a banda DoBrás. A partir daí, passa a se apresentar em importantes espaços culturais de São Paulo, como SESCs, Virada Cultural de São Paulo, MIS, Galeria Olido, Casa das Caldeiras e diversas casas noturnas nos bairros Vila Madalena, Bixiga, Pinheiros e Centro, acumulando referências e repertórios de variadas vertentes da música brasileira. Com isso, a mistura de ritmos e culturas se tornou fundamental para o desenvolvimento de seu trabalho autoral, que tem como matriz a cadência do samba misturada ao balanço de bossas, grooves e baiões.

De forma sucinta, Fernando Brito reflete com sua música toda a cultura que absorveu nos diferentes “lados da ponte” que passou e viveu em três décadas, momentos de correria e suor semelhantes ao cotidiano de milhões de afro-brasileiros e o dia a dia da agitada cidade de São Paulo. Essa convivência íntima com as contradições da sociedade brasileira (desde a infância nos guetos até a graduação e mercado de trabalho), seu envolvimento com temas e causas raciais/sociais somadas às suas constantes pesquisas musicais são as principais bases de suas composições e projetos.